O medo das mudanças



Em 1925 - bem antes de enfrentar seus maiores desafios políticos e militares - Winston Churchill já afirmava que "não há nada errado na mudança, se ela é feita na direção correta". Mudança e adaptação são conceitos tão presentes no nosso dia a dia, mas, mesmo assim, nos mantemos tão resistentes que o 'onde estou' - mesmo que incômodo - parece melhor que qualquer das direções que a mudança aponta.

Esse comportamento precisa mudar, precisamos discutir as mudanças sem ideias preconcebidas, sem pontos de vista radicais já estabelecidos. Os temas são muito relevantes para serem decididos apenas por partidos políticos.

Uma dessas mudanças é quanto a Terceirização e sua nova lei, recentemente aprovada. Este é o tema central de nossa Revista Administrador Profissional, que também vai tratar sobre Recuperação Judicial e o Encontro de Logística realizado no CRA-SP.

Nossa visão sobre a terceirização - como preceito acima citado - não é radical ou predefinida. Entendemos que os processos precisam ser flexibilizados, que o mundo do trabalho de hoje é muito mais complexo e diverso que aquele da segunda metade do século passado.

Para muitos jovens - e alguns nem tão jovens - o ambiente de startups, os projetos de risco, as múltiplas fontes de renda e os trabalhos temporários já ocuparam o lugar do emprego e da carreira de trinta anos em uma única empresa multinacional.

Em 2001, Peter Drucker já preconizava uma nova corporação, na qual a relação de poder de mestre (empresa) e servo (empregado) seria transformada em uma parceria entre empresa (com capital e meios de atingir o mercado) e trabalhadores (detentores do conhecimento) e constituiria o fator de sucesso das organizações.

Essa relação de parceria ainda não existe. Trabalhadores ainda precisam de algum amparo legal para garantir uma paridade frente a empresa, mas a mudança e evolução são inevitáveis. Ajustes de direção serão necessários para garantir que estamos na direção correta, contudo o destino a um ambiente flexível e aberto a essas novas relações de trabalho parece ser o mais adequado aos nossos profissionais.

Adm. Roberto Carvalho Cardoso

Presidente 

CRA-SP

 


    2017 © CRA/SP - Todos os direitos reservados. | Sede: Rua Estados Unidos, 889 - Jardim América | CEP: 01427-001 | São Paulo/SP | Tel. (+ 55 11) 3087-3200 / Fax (+55 11) 3087-3256