Perícia Judicial

 

Desde a promulgação da lei nº 4769/65, que criou a profissão, o administrador já podia ser designado como perito judicial, pelos juízes cíveis e trabalhistas, para matérias de suas especialidades e competência. A Resolução Normativa 135, de 21/05/1993, do Conselho Federal de Administração veio contribuir de forma positiva e decisiva no reforço de divulgação da Lei nº 4769 de 9 de setembro de 1965, que em seu contexto define como prerrogativa exclusiva do Administrador a perícia judicial de matéria do campo da Administração.

Por sua formação, o Administrador é um profissional de muita flexibilidade, o que possibilita sua adaptação a qualquer condição de trabalho, seja como profissional de empresa(empregado) ou como profissional liberal(autônomo. Atividades de consultoria empresarial, auditoria (independente) e perícia judicial se enquadram nas diversas especialidades em que se desdobra a Administração e representam um grande mercado no qual o Administrador pode atuar como profissional liberal, podendo exercer suas atividades em áreas como: Marketing, Planejamento, Finanças, Recursos Humanos e Pessoal, Análise de Sistemas e Informática, Organização e Métodos, Administração Geral, Administração Hospitalar, atividades exclusivas do Administrador.

Como perito judicial, o Administrador pode ser nomeado pelo juiz do Trabalho e/ou juiz de Direito, ou então indicado pelas partes que compõem um processo. Para o exercício das funções, o Administrador deverá estar registrado no CRA de sua jurisdição e precisa estar em dia com as obrigações para com o Conselho, que emitirá, mediante solicitação, a Certidão de Perito Judicial. Para empreender mais este desafio, cabe ao Administrador, com sua capacidade técnica profissional, ocupar, de fato, este espaço, que, desde 1965, é seu de direito.

 

Honorários de Perito - Resolução nº 1 de 01.07.2005
.:

Legislação Específica - Perito Judicial - Recomendação CR-36/2004
.:

Legislação Específica - Perito Judicial - Recomendação CR-03/2004
.:

Legislação Específica
.:

Normas e Procedimentos de Perícia Judicial para Administradores
.:

Tipos de Perícia
.:


Mostrando página 1 de 1

Institucional


2017 © CRA/SP - Todos os direitos reservados. | Sede: Rua Estados Unidos, 889 - Jardim América | CEP: 01427-001 | São Paulo/SP | Tel. (+ 55 11) 3087-3200 / Fax (+55 11) 3087-3256