Emissão segunda via da carteira identidade profissional (CIP)

Saiba como obter a segunda via ou o modelo atualizado da sua Carteira de Identidade Profissional (CIP):

Documentos necessários

  •  Foto para documento 3x4 colorida, recente, de frente e com fundo branco.
  • Devolução da carteira ou, caso não a possua, descrever no formulário o motivo da não devolução.
  • RG. Deverá ser apresentado apenas caso tenha sido emitido novo RG após a obtenção de registro no CRA-SP.
  • Quitar débitos anteriores, caso existam.
  • Preencher Formulário Requerimento de Serviços Diversos.

Pagamento

  • Consulte a Tabela de Valores para pagamento da taxa de emissão da carteira.
  •  O pagamento pode ser feito na Sede ou Seccionais do CRA-SP (Confira os endereços) por meio de boleto bancário, cartão de débito ou crédito.

Caso a documentação seja enviada por correio, o boleto bancário será encaminhado via e-mail após o recebimento.

Formas de entrega da documentação

A entrega dos documentos originais ou cópias autenticadas (frente e verso) poderá ser realizada:

  • Presencialmente na Sede ou Seccionais (confira os endereços), ou através dos Correios. Portadores devem apresentar autorização assinada pelo requerente, contendo nome e RG da pessoa autorizada a retirar a CIP.
  • No atendimento presencial, a carteira é emitida no ato. Já quando solicitada através dos correios, será enviada por correspondência com AR (Aviso de Recebimento).