Notícias

O Conselho Regional de Administração de São Paulo promoveu, na manhã desta quarta-feira (31), o encontro “Oracle – Jornada da sua Infraestrutura Rumo à Nuvem”.  Organizado pelo Grupo de Excelência de Estudos em Tecnologia Digital (GEETD), com apoio do Grupo de Excelência em Administração de Pessoas (GEAPE), o evento gratuito apresentou quatro palestras ministradas por profissionais de diferentes áreas da multinacional Oracle Corporation, o que possibilitou distintas abordagens sobre a tecnologia Cloud Computing ou Computação na Nuvem. 

Fazer uso da Nuvem para armazenar e gerenciar dados já é uma realidade para muitas empresas em todo o mundo e aqui no Brasil esse movimento de adesão ao sistema também está crescendo. No entanto, muitas organizações, independente do porte e natureza - pública ou privada -, ainda não perceberam a importância de se atualizar nesse sentido. Existem, também, aquelas que querem se modernizar, mas não sabem como. Sendo assim, a programação partiu dos conceitos básicos sobre esse modelo operacional poderoso chegando até à administração e segurança oferecidas por esse sistema. 

Os participantes também conheceram algumas tendências do Universo Cloud. Segundo o engenheiro de Soluções para o Setor Público da Oracle, Alberto Makoto Egami, em 2020, 50% dos dados corporativos serão gerenciados de maneira autônoma, com mais interferência da inteligência artificial e menos administração humana. Ainda de acordo com ele, nesse mesmo ano, a segurança dos dados será prioridade entre as empresas. 

Ao lado de Alberto, participaram Fernanda dos Santos Baeta Martins, arquiteta de Soluções Oracle; José Flávio Teixeira Lima, gerente de Vendas de Aplicações do Setor Público; e Antônio Carlos Rodrigues dos Santos Jr., especialista em Oracle Security para Departamentos de TI.