Institucional

O contato pode ser feito pelo e-mail cra.academico@crasp.gov.br, telefone (11) 3087-3200. Interessados de fora da Grande São Paulo devem entrar em contato com uma das oito seccionais do Conselho no interior, localizadas na Baixada Santista, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba e Vale do Paraíba. Os endereços estão disponíveis no site Seccionais.

Com a efetivação do cadastro, via internet ou ficha cadastral distribuída pela equipe do PRA, o estudante passa a receber convites para palestras voltadas ao desenvolvimento profissional e o debate de tendências da Administração em campos como logística, inovação, liderança, gestão de pessoas e administração pública, bem como boletins informativos sobre as novidades do mundo corporativo e as atividades institucionais do Sistema CFA/CRAs. Poderá, também, participar de cursos onlines promovidos pelo CRA-SP em parceria com empresa de educação a distância.

Quem ainda está na faculdade pode acompanhar as atividades do Conselho por meio do Espaço do Estudante (clique aqui), ligado ao Relacionamento Acadêmico do CRA-SP. O Programa tem levado a milhares de alunos de cursos da área de Administração (bacharéis e tecnólogos) no Estado de São Paulo informações importantes para o futuro desempenho da profissão e as atribuições do Sistema CFA/CRAs na sociedade. O PRA se desdobra em três ações*:

CRA-SP Vai à Faculdade: A equipe do Conselho vai até a Instituição de Ensino Superior e, durante a visita, traz aos estudantes informações pertinentes sobre as leis que regem a atuação dos administradores e a importância do exercício legal da profissão.

Visita ao CRA-SP: Os estudantes conhecem as dependências do Conselho, assistem à uma apresentação institucional e participam do sorteio de brindes.

Participação na colação de grau:Um Administrador participa da solenidade, podendo fazer a entrega das Carteiras de Identificação Profissional e/ou diploma de mérito acadêmico.

*datas a serem agendadas entre as partes

Sim. A profissão possui um símbolo que resume as funções do administrador. Conheça a história de sua criação e as explicações para as suas formas em Emblema da Profissão.

Sim. Além deste site, o CRA-SP possui o CRA Online, boletim eletrônico enviado semanalmente ao mailing de registrados do Conselho, e a Revista do Administrador Profissional, publicação mensal criada com o objetivo de gerar conhecimento e manter o administrador em sintonia com teorias, metodologias, práticas e tendências no campo da Administração.

O Conselho Regional de Administração é o órgão disciplinador e fiscalizador do exercício profissional do administrador. Foi criado pela Lei nº. 4.769, de 9 de setembro de 1965, que previa a constituição de órgãos que garantissem o seu cumprimento.

É uma entidade de vida própria, que se mantém sem nenhuma verba governamental, sendo sua única fonte de recursos as anuidades e taxas de serviços pagas pelos administradores e empresas registrados. Porém, presta contas ao Tribunal de Contas da União (TCU) e Conselho Federal de Administração (CFA).

Parte do Programa de Relacionamento Acadêmico (PRA), o CRA-SP Vai às Faculdades busca aproximar o Conselho dos futuros profissionais ao esclarecer dúvidas a respeito da profissão.

Para participar do programa é necessário apenas que a faculdade, a comissão de formatura ou, ainda, o Diretório Acadêmico entrem em contato com CRA-SP a fim de agendar uma data para que o Conselho vá até a faculdade fazer as inscrições dos alunos do último ano do curso de Administração.

A função principal do Conselho Regional de Administração é fiscalizar o exercício profissional do administrador, norteado pela Lei nº. 4.769, de 9 de setembro de 1965, e regulamentado pelo Decreto nº. 61.934, de 22 de dezembro de 1967.

A pedra do administrador é a safira azul-escuro, cor que identifica as atividades criadoras.

A assembleia de presidentes de Conselhos de Administração, Federal e Regionais, aprovou em sua segunda reunião, realizada em Brasília, no dia 8 de maio de 1978, o juramento do Administrador, nos termos propostos pelo CRA-SP:

"Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria".

O Dia do Administrador é comemorado em 9 de setembro, pois é a data em que a Lei nº. 4.769/65, que regulamenta a profissão, foi promulgada

A profissão regulamentada de administrador surgiu com a promulgação da Lei nº. 4.769, de 9 de setembro de 1965, posteriormente regulamentada pelo Decreto nº. 61.934, de 27 de dezembro de 1967.

A função principal dos Conselhos Regionais de Administração é a fiscalização do exercício profissional do administrador, bem como das empresas que exercem atividades na área de atuação do administrador. O registro representa uma garantia à sociedade de que o profissional e a empresa que o possuem são perfeitamente habilitados a a exercer a profissão e/ou prestar seus serviços.

No entanto, o CRA-SP acredita que o zelo pelo exercício profissional estende-se à divulgação das melhores práticas da gestão de empresas e ao aprimoramento dos administradores por meio da difusão massiva das tendências existentes no mercado e desenvolvidas nos campos de atuação do administrador. Por isso, promove habitualmente eventos, palestras, debates, jornadas e cursos gratuitos para os seus registrados.

Como serviço agregado, o CRA-SP, em conjunto com o Sindicato dos Administradores no Estado de São Paulo - SAESP, tem firmado convênios com profissionais e prestadores de serviços.

As atividades dos Conselho Regionais de Administração são regidas pela Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965, e regulamentadas pelo Decreto nº. 61.934, de 22 de dezembro de 1967, bem como por instruções e resoluções baixadas pelo Conselho Federal de Administração (CFA).