Já sou registrado

Sim. Enquanto houver o registro, mesmo que com a carteira vencida, as obrigações para com os CRA-SP continuam. O profissional deve estar em dia com suas obrigações, inclusive com o registro devidamente regularizado, para exercer seus direitos. Veja: Regularização de Registro

Quem possui registro com base no certificado de conclusão, cuja carteira tem validade definida, deverá providenciar sua regularização para continuar exercendo legalmente a profissão e não perder seus direitos. Nesse caso, é obrigação do profissional providenciar o seu diploma e apresentá-lo ao CRA-SP para a regularização do registro, desde que atendidos todos os procedimentos necessários. Veja: Regularização de Registro

Não. O registro somente é cancelado mediante solicitação do profissional, dentro dos requisitos necessários. Porém, enquanto houver o registro, mesmo que com a carteira vencida, as obrigações para com o CRA-SP continuam. E, para que o profissional possa exercer seus direitos, ele deve estar em dia com suas obrigações, bem como com o registro devidamente regularizado. Veja: Regularização de Registro.

Não. Durante o período de validade da Carteira de Identidade Profissional, se não for feita a regularização, o registro continua em vigência, porém, com validade vencida, não permitindo ao profissional exercer seus direitos, como, por exemplo, requerer uma Certidão de Regularidade. Nesse caso, deve ser providenciada a regularização do registro com a apresentação do diploma. Veja: Regularização de Registro

Não. O não pagamento das anuidades devidas não implica o cancelamento do registro ou exclusão automática do cadastro. O registro somente é cancelado mediante solicitação do profissional, desde que se enquadre nos requisitos necessários. Portanto, o não pagamento das anuidades acarreta em acúmulo das mesmas, que vão sofrendo correção mensal e, de acordo com a legislação vigente, são inscritas na dívida ativa.

Porque a profissão de administrador foi criada e regulamentada por lei (lei nº 4.769/65 e regulamento aprovado pelo decreto nº 61.934/67). Sendo assim, só pode exercê-la o profissional que esteja habilitado com registro no Conselho Regional de Administração, na forma da legislação citada.

Do contrário, o profissional exercerá ilegalmente a profissão e, portanto, estará sujeito a penalidades, tais como multa e perda de cargo.

Além de ser uma obrigação legal, o registro no CRA-SP, assim como a pontualidade no pagamento da anuidade, representam atos de consciência profissional. A falta de pagamento do registro e da anuidade do CRA-SP tornam ilegal o exercício da profissão e punível o infrator.

O CRA-SP não faz essa indicação.

Ao solicitar o cancelamento do registro, o profissional deve estar ciente de que não poderá exercer as atividades da área da Administração e, caso o faça, estará exercendo ilegalmente a profissão, podendo ser autuado.

Ao voltar a exercer as atividades, o profissional deverá solicitar a reabertura do registro.

O profissional que não está exercendo a profissão e quer interromper a cobrança de sua anuidade precisa solicitar a baixa de sua inscrição.

O fato de o profissional simplesmente deixar de efetuar o pagamento da anuidade não interrompe a emissão de nova anuidade nem seu registro no CRA-SP.

As atualizações cadastrais necessárias (mudança de endereço, telefones, e-mails, etc.) devem ser realizadas pelo site, pelo e-mail atendimento@crasp.gov.br ou pelo telefone (11) 3087-3200.

O profissional em atraso deve contatar o Setor de Atendimento/Cobrança via e-mail, telefone ou pessoalmente e negociar sua dívida, que pode ser parcelada.

Caso não faça o pagamento, o profissional torna-se inadimplente junto ao Conselho e sua dívida passa a acumular multa e juros referentes ao período que perdurar o atraso.

Nesse caso, o administrador deve solicitar à Instituição de Ensino Superior a emissão do diploma para que seja regularizado o registro. Veja: Regularização de Registro

As anuidades vencem em 31 de março de cada ano. No entanto, o boleto é enviado na primeira quinzena de janeiro, pois existem descontos para pagamento antecipado.

Caso o profissional não receba o boleto em janeiro, deverá entrar em contato com o CRA-SP pelo e-mail atendimento@crasp.gov.br ou pelo telefone (11) 3087-3200.

Sim. A data de validade apenas indica que o documento tinha a validade limitada a um determinado período. Nesse caso, deve ser providenciada a regularização do registro com a apresentação do diploma. Uma vez efetuado o registro, o mesmo continua válido até que seja cancelado mediante solicitação do interessado e atendidos os procedimentos vigentes à época da solicitação.