Cancelamento de Registro

O cancelamento de registro é concedido ao profissional de administração que tiver encerrado suas atividades profissionais no campo de atuação da Administração e não pretender exercer novamente a profissão. Ele ficará impedido de exercer qualquer atividade profissional na área do Administrador.

Documentos necessários

  • Preencher Formulário Requerimento de Cancelamento.
  • Devolução da Carteira de Identidade Profissional (CIP) ou, caso não a possua, apresentar  Boletim de ocorrência.
  •  Caso seja responsável técnico de empresa, pedido de baixa dessa função.
  • Documentação comprobatória de que não está exercendo a profissão:
  1. Se possui qualquer vínculo empregatício: 

    ·  Cópia das páginas da Carteira de Trabalho (CTPS) onde consta: folha de rosto com foto e verso, qualificação civil, dados pessoais do trabalhador, o último contrato de trabalho, a página seguinte em branco  ;

    ·  Declaração da empresa em que trabalha, em papel timbrado, contendo o cargo/função atual e a descrição detalhada das atividades desenvolvidas, assinada pelo responsável de Recursos Humanos ou superior hierárquico (devidamente identificado), e/ou pelo sócio da empresa.

  2. Se não possui vínculo empregatício:

    ·  Cópia das páginas da Carteira de Trabalho (CTPS)onde consta: folha de rosto com foto e verso, qualificação civil, dados pessoais do trabalhador, o último contrato de trabalho, a página seguinte em branco e quando for o caso :

    ·  Caso seja aposentado: Cópia simples do Comprovante de aposentadoria.

    ·  Caso seja Empresário: Cópia simples do contrato social da empresa, da qual é sócio/proprietário.

    ·  Caso seja Autônomo: Cópia simples do alvará de licença fornecido pela Prefeitura, ou cópia simples do contrato de prestação de serviço contendo a atividade exercida

  3. Se reside em outro País: 

    ·  Documento oficial que comprove a residência em outro País (comprovante de residência do País onde reside, visto de permanência definitiva etc.).

Pagamentos

  • Consulte a Tabela de Valores para taxa de solicitação de cancelamento.
  • Quitar eventuais débitos em aberto (incluindo o proporcional da anuidade do ano vigente).
  • O pagamento poderá ser feito na Sede ou Seccionais do CRA-SP (Confira os endereços) por meio de boleto bancário, cartão de débito ou crédito.

Caso a documentação seja enviada por correio, o boleto bancário será encaminhado via e-mail após o recebimento.

Entrega da documentação: Sede e Seccionais, presencialmente, ou através dos Correios (Confira os endereços)

Observações

  •  Para análise do pedido é obrigatória a apresentação da documentação completa e o pagamento da respectiva taxa, não sendo cumpridas as exigências o pedido será arquivado definitivamente. A taxa de cancelamento não será devolvida em nenhuma hipótese.
  • O pedido de cancelamento só poderá ser aceito se apresentado pelo profissional ou por procurador habilitado legalmente para esse fim.
  • A existência de débitos não será impedimento ao cancelamento, resguardando-se ao CRA-SP o direito de promover cobrança administrativa ou judicial desses débitos.
  • O registro poderá ser reativado em qualquer época. Veja os procedimentos necessários aqui.

09.03.2018