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ENCOAD 2019 - Relevância em mídias sociais

Como obter respostas rápidas por meio do marketing de conteúdo

Qual a relevância das mídias sociais hoje em dia e como se tornar relevante nelas? Foi com esse questionamento que Luís Felipe Magaldi Teixeira, head of Accounts do Grupo MAG Comunicação iniciou a sua apresentação na 10ª edição do ENCOAD, após afirmar que o brasileiro passa mais tempo no celular, navegando nas mídias sociais, do que dormindo. De acordo com ele, dados recentes da pesquisa TIC Domicílios/Cetic mostram que, desde 2014, o percentual de usuários de Internet conectados ao celular saltou de 76%, em 2014, para 97%, representando 123 milhões de pessoas. É por isso que, segundo ele, as empresas precisam se preocupar em criar conteúdo para plataformas responsivas, que se adaptem bem ao celular.

Outro dado interessante apresentado, aponta a mudança no comportamento de consumo de conteúdo. Teixeira afirmou que, nos Estados Unidos, as mídias sociais superam os jornais impressos como fonte de notícias. “Eu mesmo, quando criança, tinha o hábito de ler o jornal. Hoje, eu consumo anúncios”, exemplificou o executivo, atiçando os presentes a curiosidade sobre como ele consegue se informar por meio de anúncios: “Eu sou impactado por anúncios que, na verdade, trazem dicas, informações, notícias que me agregam valor. É o famoso inbound marketing, que encaminha ao público-alvo conteúdo de relevância”, disse.

E esse mercado que, de acordo com a Forbes, leva um influenciador com mais de 7 milhões de seguidores a conquistar um salário na faixa dos 150 mil dólares, é também responsável por promover um fenômeno sociocultural, econômico e político, em que o influenciador assume a posição de promotor de mudanças, ditando tendências.

Para Teixeira, se a empresa deseja se posicionar como especialista, em um setor específico ou obter bons resultados de vendas, ela precisa dar atenção a três ferramentas de marketing:

- Inbound Marketing - que, de acordo com o especialista, substitui o “marketing chato” por conteúdo relevante para atrair leads (potenciais clientes), dando ao cliente a opção de escolha;

- Persona – é o público-alvo ideal. Se você quer ser especialista em algo, seja empresarial ou pessoa, precisa cuidar da sua persona (que é o seu objetivo de público) e da sua base de fãs (quem segue e acessa as mídias), para estabelecer um relacionamento eficaz;

- Instagramação – preparar ambientes, com a criação de espécies de molduras, para que o público “entre” nesse layout, com sua identidade visual, para expor a marca nas mídias sociais. Lembrando que, hoje, o offline (evento, recepção, escritório, estande, ação de panfletagem) serve de respaldo para o online (site, mídia social, blog).




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