Administração Esportiva

Debatedores:

João Paulo de Jesus Lopes: Consultor da Vice-Presidência do São Paulo Futebol Clube e Conselheiro vitalício. Nesse clube, ocupou, durante mais 30 anos, entre outros, os cargos de Vice-Presidente Administrativo-Financeiro, Vice-Presidente de Futebol, Diretor Financeiro, Diretor de Planejamento e Diretor de Futebol Profissional e Vice-Presidente de Futebol.

Cesar Grafietti: Superintendente de Crédito do Itaú BBA para avaliação de risco dos maiores Conglomerados do Brasil. Atua desde 2010 no desenvolvimento da Análise Econômico-Financeira dos Clubes Brasileiros de Futebol, estudo que procura simplificar a forma como se avaliam as finanças do Futebol Brasileiro.

Moderador:

Claudinei Pedro dos Santos: Consultor em Gestão de Negócios do Esporte e Sócio-diretor da Delft Consultores. Foi Diretor de Projetos, Coordenador do Núcleo de Negócios do Esporte, Coordenador e professor do Curso de Pós-graduação em Administração e Marketing do Esporte da ESPM.

Assuntos abordados:
  • Rápida análise qualitativa da atual situação financeira dos clubes;
  • Identificação de possíveis causas do cenário atual;
  • Como gerenciar os recursos financeiros dos  clubes, de modo a garantir sua saúde financeira, evitando sua quase insolvência e de modo que possam honrar seus compromissos, inclusive tributários;
  • Sugestões para dar maior transparência à gestão financeira e à aplicação dos recursos financeiros dos clubes, a fim evitar desvios e possível corrupção.

Apresentações utilizadas

Pesquisa

Fotos do Evento