Institucional

O contato pode ser feito pelo e-mail cra.academico@crasp.gov.br, telefone (11) 3087-3200.

Com a efetivação do cadastro, via internet ou ficha cadastral distribuída pela equipe do PRA, o estudante passa a receber convites para palestras voltadas ao desenvolvimento profissional e o debate de tendências da Administração em campos como logística, inovação, liderança, gestão de pessoas e administração pública, bem como boletins informativos sobre as novidades do mundo corporativo e as atividades institucionais do Sistema CFA/CRAs. Poderá, também, participar de cursos onlines promovidos pelo CRA-SP em parceria com empresa de educação a distância.

Quem ainda está na faculdade pode acompanhar as atividades do Conselho por meio do Espaço do Estudante (clique aqui), ligado ao Relacionamento Acadêmico do CRA-SP. O Programa tem levado a milhares de alunos de cursos da área de Administração (bacharéis e tecnólogos) no Estado de São Paulo informações importantes para o futuro desempenho da profissão e as atribuições do Sistema CFA/CRAs na sociedade. O PRA se desdobra em três ações*:

CRA-SP Vai à Faculdade: A equipe do Conselho vai até a Instituição de Ensino Superior e, durante a visita, traz aos estudantes informações pertinentes sobre as leis que regem a atuação dos administradores e a importância do exercício legal da profissão.

Visita ao CRA-SP: Os estudantes conhecem as dependências do Conselho, assistem à uma apresentação institucional e participam do sorteio de brindes.

Participação na colação de grau:Um Administrador participa da solenidade, podendo fazer a entrega das Carteiras de Identificação Profissional e/ou diploma de mérito acadêmico.

*datas a serem agendadas entre as partes

Sim. A profissão possui um símbolo que resume as funções do administrador. Conheça a história de sua criação e as explicações para as suas formas em Emblema da Profissão.

Sim. Além deste site, o CRA-SP possui o CRA Online, boletim eletrônico enviado semanalmente ao mailing de registrados do Conselho, e a Revista do Administrador Profissional, publicação mensal criada com o objetivo de gerar conhecimento e manter o administrador em sintonia com teorias, metodologias, práticas e tendências no campo da Administração.

O Conselho Regional de Administração é o órgão disciplinador e fiscalizador do exercício profissional do administrador. Foi criado pela Lei nº. 4.769, de 9 de setembro de 1965, que previa a constituição de órgãos que garantissem o seu cumprimento.

É uma entidade de vida própria, que se mantém sem nenhuma verba governamental, sendo sua única fonte de recursos as anuidades e taxas de serviços pagas pelos administradores e empresas registrados. Porém, presta contas ao Tribunal de Contas da União (TCU) e Conselho Federal de Administração (CFA).

Parte do Programa de Relacionamento Acadêmico (PRA), o CRA-SP Vai às Faculdades busca aproximar o Conselho dos futuros profissionais ao esclarecer dúvidas a respeito da profissão.

Para participar do programa é necessário apenas que a faculdade, a comissão de formatura ou, ainda, o Diretório Acadêmico entrem em contato com CRA-SP a fim de agendar uma data para que o Conselho vá até a faculdade fazer as inscrições dos alunos do último ano do curso de Administração.

A função principal do Conselho Regional de Administração é fiscalizar o exercício profissional do administrador, norteado pela Lei nº. 4.769, de 9 de setembro de 1965, e regulamentado pelo Decreto nº. 61.934, de 22 de dezembro de 1967.

A pedra do administrador é a safira azul-escuro, cor que identifica as atividades criadoras.

A assembleia de presidentes de Conselhos de Administração, Federal e Regionais, aprovou em sua segunda reunião, realizada em Brasília, no dia 8 de maio de 1978, o juramento do Administrador, nos termos propostos pelo CRA-SP:

"Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria".

O Dia do Administrador é comemorado em 9 de setembro, pois é a data em que a Lei nº. 4.769/65, que regulamenta a profissão, foi promulgada

A profissão regulamentada de administrador surgiu com a promulgação da Lei nº. 4.769, de 9 de setembro de 1965, posteriormente regulamentada pelo Decreto nº. 61.934, de 27 de dezembro de 1967.

A função principal dos Conselhos Regionais de Administração é a fiscalização do exercício profissional do administrador, bem como das empresas que exercem atividades na área de atuação do administrador. O registro representa uma garantia à sociedade de que o profissional e a empresa que o possuem são perfeitamente habilitados a a exercer a profissão e/ou prestar seus serviços.

No entanto, o CRA-SP acredita que o zelo pelo exercício profissional estende-se à divulgação das melhores práticas da gestão de empresas e ao aprimoramento dos administradores por meio da difusão massiva das tendências existentes no mercado e desenvolvidas nos campos de atuação do administrador. Por isso, promove habitualmente eventos, palestras, debates, jornadas e cursos gratuitos para os seus registrados.

Como serviço agregado, o CRA-SP, em conjunto com o Sindicato dos Administradores no Estado de São Paulo - SAESP, tem firmado convênios com profissionais e prestadores de serviços.

As atividades dos Conselho Regionais de Administração são regidas pela Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965, e regulamentadas pelo Decreto nº. 61.934, de 22 de dezembro de 1967, bem como por instruções e resoluções baixadas pelo Conselho Federal de Administração (CFA).